CORES #3: Entendendo a RODA DE CORES, tipos e aplicações e como combiná-las.

A Roda de Cores pode ser dividida em cores frias e quentes. Uma combinação excessiva dessas cores pode confundir o espectador.

Color whell

As cores quentes são utilizadas para refletir paixão, felicidade, entusiasmo e energia.

 

As cores frias dão a sensação de calma e profissionalismo.

 

No modelo de cores RYB, as cores primárias são vermelho, amarelo e azul. De acordo com a tradicional teoria das cores, elas não podem ser formadas misturando nenhuma outra cor.

 

As cores secundárias (verde, laranja e roxo) são criadas pela combinação de duas cores primárias.

 

As cores terciárias são seis e são obtidas pela combinação de cores primárias e secundárias.

 

Certas combinações de cores parecem muito agradáveis, enquanto outras são dolorosas aos olhos de quem vê.

 

A razão disso é a harmonia entre elas na Roda de Cores. Essa harmonia (ou esquema de cores) consiste em duas ou mais cores com uma relação fixa nessa roda. Entre os esquemas mais comuns estão:

 

Cores complementares: diretamente opostas na Roda de Cores. Uma delas é escolhida como dominante.

 

Cores análogas: São três cores que estão lado a lado em uma parte da roda de cores. Normalmente, uma das três predomina.

 

Cores triádicas: utiliza três cores, igualmente espaçadas (120º uma da outra), em torno da roda de cores. É muito popular porque oferece um forte contraste visual e é considerado por muitos como o melhor dos esquemas.

 

Cores complementares divididas: é uma variação do esquema de cores complementares. Utiliza duas cores adjacentes à sua complementar, o que fornece alto grau de contraste, mas não tão extremo quanto o primeiro.

 

Cores tetraédicas: utiliza dois pares de cores complementares, oferecendo grandes possibilidades de variação. É difícil harmonizar, pois se todas as quatro cores forem utilizadas em quantidades iguais, o esquema pode parecer desequilibrado, por isso a necessidade de escolher uma cor para ser a dominante.

 

Cores em quadrado: similares às cores tetraédicas, mas com todas as quatro cores espaçadas igualmente na Roda de Cores. É o esquema que oferece o maior número possível de combinações, o que pode ser um problema para a boa harmonia entre elas.

VEJA ABAIXO UM VIDEO QUE A TO BLOOM SEPAROU PARA VOCÊS ENTENDEREM MELHOR AS CORES E SUAS APLICAÇÕES!

 

Na TO BLOOM Marketing e Publicidade o cliente sempre sai satisfeitos com esquema de cores escolhidos para suas artes, campanhas e logotipos, sempre elaboramos diversas amostras até chegar em uma escolha unânime entre as partes.

fonte:viverdeblog

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *